26 de mar. de 2012

FORMAÇAO PARA CATEQUISTAS - Comunidade Cristo Redentor - Paraíso

Realizou-se nos dias 27, 28 e 29 de fevereiro e 01 e 02 de março na Comunidade Cristo Redentor, das 19h30 às 21h, formação para os catequistas de Batismo, Primeira Eucaristia, Perseverança e Crisma da Paróquia Santíssimo Sacramento da Eucaristia. A iniciativa que visou oferecer formação e integração entre os responsáveis pela Iniciação Cristã paroquial contou com boa adesão dos catequistas. A organização do evento e a escolha dos temas abordados foi de responsabilidade da coordenadora paroquial de Iniciação Cristã, Marise, e do Pároco, padre Júnior Moreira.
No primeiro dia contamos com a presença de Regina da comunidade Santo Antônio, que trabalhou o seguinte tema: “A Palavra de Deus, fonte da Catequese”. Em conformidade com os apelos do nosso tempo e com as orientações da Igreja, procurou-se acentuar a centralidade da Palavra de Deus para a catequese e para a vida de fé. Fonte primeira de anúncio e de encontro com o Senhor Jesus Cristo, verdadeiro e definitiva Palavra do Pai.
O tema do segundo dia, “Metodologia catequética”, foi ministrado pela coordenadora paroquial de pastoral, Ivanete, que falou da necessidade de um caminho ou de um método para o processo catequético. Sem um caminho não é possível chegar a lugar nenhum, ainda que saibamos para onde devem ir os seguidores de Jesus Cristo. 
No terceiro dia o padre Américo falou sobre a “Pedagogia de Jesus”, sobre a sua forma de se aproximar das pessoas e de transmitir uma mensagem significativa a cada um. A pedagogia na catequese é algo de fundamental importância, pois permite que se transmita corretamente e com linguagem atual os conteúdos da fé.
O quarto tema abordado pelo coordenador paroquial de Liturgia, Pablo, foi “Catequese e Liturgia”, no qual se enfatizou justamente a necessidade dessa relação para a superação de uma catequese meramente doutrinária para uma catequese experiencial. Mais que uma doutrina ou conjunto de normas o cristianismo é encontro marcante e significativo com a pessoa de Jesus Cristo, capaz de reorientar a vida e de animar e fortalecer a fé.
O padre Júnior apresentou no último dia o tema “Sacramentos e Vida Cristã”, acentuando a intrínseca relação entre a vivência sacramental e a nossa configuração com Jesus Cristo. São os sacramentos, meios privilegiados e eficazes de relação com Deus, que nos sustentam e nos mantêm no caminho de seguimento de Cristo. No mundo atual somos convidados a ser cristãos convictos, de relação profunda com Deus ou não seremos testemunho para ninguém.

Fonte: Pe. Júnior Moreira (Pároco) e Marise (Coordenadora Paroquial da Iniciação Cristã)