30 de out. de 2012


PADRE JÚNIOR MOREIRA PARTICIPA DO XIII CONGRESSO DA ACAEHB
 

Aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de outubro em Itaici, Indaiatuba-SP, o XIII Congresso Brasileiro Ecumênico de Assistência Espiritual Hospitalar, promovido pela ACAEHB – Associação Cristã de Assistentes Espirituais Hospitalares do Brasil. No Congresso, que teve como tema a “Assistência Espiritual em Hospital hoje”, foram debatidos assuntos como Bioética, Novos paradigmas para a saúde, Bioética e espiritualidade na saúde, O hospital público e o serviço de capelania, O SUS: propostas e desafios hoje, Assistência espiritual em hospital hoje e, Como formar uma capelania hospitalar.


 


A compreensão vigente entre os integrantes da associação e os participantes do XIII Congresso é de que a assistência espiritual e religiosa é um direito do doente internado, indispensável para um conceito de saúde integral. E o respeito à liberdade de consciência e de religião e o direito a ser assistido nesta dimensão quando internado em estabelecimentos de Saúde não significa apenas consentir essa assistência, mas antes implica promovê-la e proporcionar as condições para que seja realizada.
 
 

A assistência espiritual hospitalar não é simplesmente uma visita que leva consolo e conforto ao paciente, mas, também, deve ser parte de um processo que ajude no tratamento do indivíduo. Este serviço não é uma ação simplesmente espontânea; deve ser fruto de uma ação reflexiva que visa, além do consolo, levar uma orientação segura para as crises espirituais que as pessoas em estado de enfermidade normalmente enfrentam.

Essa consciência do Congresso é partilhada também pela nossa paróquia, que promoveu uma capacitação para agentes de pastoral da saúde, concluída no último dia 20 de outubro, a fim de que os visitadores sejam capazes de apresentar uma resposta significativa e serem presença solidária na vida das pessoas que passam por enfermidades.

 

Participaram do XIII Congresso 147 pessoas de 11 estados do Brasil, entre os quais estavam 73 leigos, 02 diáconos permanentes, 19 freiras, 01 pastora luterana, 17 pastores de diferentes denominações religiosas, o bispo emérito de Amparo-SP Dom Francisco Zugliani e 34 padres. Entre os quais estava o Pe. Junior Moreira, MI, capelão da Santa Casa de Cachoeiro de Itapemirim, única presença do estado do Espírito Santo.



No dia 24, à noite, como momento cultural que acontece em todos os Congressos da ACAEHB, apresentou-se o Coral da Arquidiocese de Campinas, que executou composiçoes sacras e do filho da terra, Carlos Gomes. Ao término da apresentaçao houve coquetel oferecido pela Paroquia Sant'Ana de Campinas. 

 Pe. Júnior Moreira, MI