26 de mar. de 2012

Encontro de Liturgia – 03/03/12 - Comunidade Santo Antônio - União I

No dia 3 de março aconteceu na Comunidade Santo Antônio, União I, um Encontro Paroquial de Liturgia com a presença dos Ministros da Palavra, da Eucaristia, Equipes de Liturgia e Música Litúrgica.

Seguindo proposta assumida pela equipe litúrgica de nossa Paróquia no sentido de fomentar os trabalhos em torno das ações litúrgicas de nossa rede de comunidades, decidimos em 2012 promover encontros em comunhão voltados para esses quatro segmentos, reduzindo assim o número de reuniões que realizaríamos durante o ano.

O primeiro encontro ocorrido no último dia 03/03 na comunidade Santo Antonio - União I teve o objetivo de recepcionar e acolher todos os ministros da Eucaristia e da Palavra, a equipe de Liturgia e os ministérios de Música da nossa Paróquia, no ano que se inicia. Aproveitando o tempo da quaresma refletimos sobre a espiritualidade da Cruz. A Penha (coordenadora paroquial da Eucaristia) e o Diógenes (Ministro da Palavra), ambos da comunidade São Geraldo, se dispuseram a preparar o encontro.

Diógenes abordou num primeiro momento a dimensão do sofrimento que a cruz representa e a sua inerência ao ser discípulo. Para o seguimento de Cristo é necessário que tomemos nossa cruz e o sigamos, o próprio Jesus afirma isso no Evangelho. A reflexão nos levou a compreender o valor da vivência comunitária, do sacrifício, da entrega que resulta na cruz e a amar Cristo presente na pessoa do irmão. Com isso, todo o serviço comunitário, as nossas ações celebrativas, a preparação, e o cantar a liturgia devem beber dessa espiritualidade da cruz de Cristo.

Penha abordou a docilidade, o amor, a entrega sem medida que a cruz representa – Jesus revela sua docilidade e não mede conseqüência para isso. Fomos levados também a refletir sobre as indiferenças muitas vezes existentes na comunidade, às vezes por tão pouco deixamos que a mensagem da cruz não transpareça, não reflita em nós e em nossas ações aquilo que Cristo quer de nós. Enquanto equipe de liturgia, devemos deixar que este amor se manifeste na espiritualidade do mistério que celebramos, na pertença a comunidade. Levar a mensagem da cruz e sua docilidade através do mistério pascal da morte e ressurreição de Jesus, é preparar uma liturgia com o povo e para o povo, onde celebramos o mistério salvífico na vida e na realidade da comunidade.

Como conclusão das atividades neste dia foi feita uma dinâmica com a cruz, voltada para sua docilidade e espiritualidade, do qual éramos convidados a experimentar esse doce sabor. Ao final da dinâmica fomos convidados a abraçar e olhar profundamente no olhar do irmão que nos acompanha nesta caminhada da cruz, nosso próximo, manifestando assim nosso amor, serviço e doação. Concluímos este nosso encontro com a oração do Pai Nosso. Na oportunidade foram repassadas as próximas datas de encontro reunindo estes segmentos: 09/06 e 15/09, na Comunidade Cristo Redentor Paraíso.

Fonte: Pablo Araújo (Coordenador Paroquial de Liturgia) e Eliandre (Coordenadora Paroquial dos Ministros da Palavra)