13 de jul. de 2013

2º Dia do Tríduo de São Camilo









No 2º dia do Tríduo da Festa de São Camilo a recordação foi sobre a Juventude de São Camilo. A Celebração contou com a participação da Pastoral da Juventude.

 
Aos dezessete anos alistou-se como voluntário no exército de Veneza, onde conviveu com o drama dos enfermos que agonizavam diante de várias doenças.  Nessa época também Camilo passou a conviver com uma ferida no pé que o acompanhou por toda vida.

 O Pai de Camilo morreu quando voltava de uma batalha. A morte do pai longe da terra natal foi um golpe no coração de Camilo.

 Um dia ao ver passar dois padres franciscanos sentiu atraído e chegou a fazer votos de entrar em um Convento franciscano, mas a ferida no pé se agravava e o impedia abraçar a vida religiosa. Como não tinha dinheiro para pagar o tratamento se ofereceu para trabalhar num hospital onde desempenhou a função com extrema dedicação aos doentes.

Depois de certo tempo Camilo alistou-se para servir entre os soldados que combatiam contra os Turcos, em Zara. Após os primeiros combates houve uma trégua. Camilo foi vítima de uma epidemia e se viu entre a vida e a morte. Após receber a unção dos enfermos e aguardar a hora derradeira a melhorou sensivelmente e recuperou a saúde. Alistou-se de novo no Exército e partiu para a luta. Em 1573 pôs-se a serviço da Espanha e numa viagem para Nápoles escapou por milagre de um naufrágio.

 
Camilo voltou para Roma onde recebeu um convite para trabalhar na obra do Convento dos Capuchinhos. Ao terminar a obra Camilo sentiu o desejo de se ingressar na ordem e usar o hábito dos capuchinhos. Lá permaneceu apenas dois meses porque a ferida no pé se agravava, o provincial achava impossível continuar na vida religiosa nessas condições