13 de jul. de 2013

1º Dia do Tríduo da Festa de São Camilo

 
                                    




 
 
 

 
 
No 1º dia do Tríduo de São Camilo de Léllis - foi feita a recordação do Nascimento e Infância de São Camilo. A Celebração contou com a participação da Pastoral da Catequese.

Camilo de Lellis nasceu numa cidadezinha da Itália, famosa por guardar tocantes tradições religiosas. Seu Pai João de Lellis, de família tradicional pela carreira militar era considerado um dos maiores capitães do exército romano.

João de Lellis casou-se com Camila, uma jovem bela e delicada, que se distinguia pela modéstia e a piedade. O povo a considerava alma muito santa.

Quando jovem ainda o casal teve seu primeiro filho que veio a falecer poucos dias após seu nascimento. Viram passar anos sem esperança de um novo herdeiro. Camila envelhecia e Deus não lhe mandara sequer um filho até a idade de sessenta anos.

Aos sessenta anos, Camila já envelhecida, fora agraciada por Deus com uma nova gravidez. Encheu-se de alegria, ser mãe naquela idade, era um mistério. Encheu-se de alegria, mas ocultava a gravidez por causa da idade avançada. Certa noite, Camila teve um sonho misterioso que a deixou apreensiva e aflita. No sonho viu uma criança trazendo ao peito uma cruz vermelha e seguida por um bando de pequeninos, todos assinalados com a mesma cruz.

Camila acordou sobressaltada. Seria um aviso do céu sobre o destino do seu filho? Que seria enfim aquela criança?

No dia 25 de maio de 1550, nasce o menino. Foi um dia de grande alegria para a Família de Lellis. E todos ao saber deste nascimento perguntavam; Que virá a ser esta criança? Por um sentimento de gratidão com a mulher e seus parentes, João quis que o menino chamasse Camilo de Lellis. Camilo para os romanos era sinônimo de homem piedoso e dedicado às obras de caridade. Nome profético!

Camilo foi educado pela mãe com todo carinho e temor de Deus. Quando pequeno era vivo e inquieto, porém extremamente caridoso, amigo de todos os pobres e enfermos. Em 1563 Camilo perdeu sua mãe e ficou sobre os cuidados de estranhos.