1 de jul. de 2012

SÃO CAMILO DE LELIS - PADROEIRO DOS ENFERMOS E DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE


SOBRE SÃO CAMILO DE LELIS

 
São Camilo de Lelis nasceu em 25 de maio de 1550, em Bucchianico, na Italia, e faleceu em Roma no dia 14 de julho de 1614. Em agossto de 1583 teve a idéia de fundar uma companhia com pessoas que servissem aos doentes com o mesmo amor com que uma mãe cuida do único filho doente. Em 21 de setembro de 1591, o papa Gregório XIV eleva a congregação dos Ministros dos enfermos a categoria de Ordem. A Ordem começa a se expandir pela Italia. Hoje os religiosos camilianos estão presentes em 35 países nos 05 continentes, atuando no mundo da saúde.

São Camilo é o santo padroeiro dos doentes, dos hospitais e dos profissionais da saúde. É conhecido como um dos profetas do cuidado humanizado no mundo da saúde. Ficou célebre seu grito junto aos profissionais da saúde, e que não perdeu sua atualidade após quase 4 séculos: “Mais coração nas mãos, irmão”. Ou seja, a competência profissional (mãos) tem que estar junto com a competência humana (coração).

Títulos de São Camilo
  • Proclamado santo pelo papa Bento XIV em 29 de junho de 1746.
  • Declarado pelo papa Leão XIII Patrono dos Hospitais, em 22 de junho de 1886.
  • Em 1914 é declarado pelo governo italiano Benfeitor da humanidade.
  • O papa Pio XI o proclama, em 1930, Patrono dos Enfermeiros e Protetor do pessoal hospitalar.
  • Em 1974 é proclamado por Paulo VI Patrono da Saúde Militar italiana e Patrono dos Cardiopatas e Portadores de Marcapassos.

Sobre a Rede São Camilo
Mantida pela Província Camiliana Brasileira, fundada em 1922, é referência na gestão de hospitais e na educação superior em saúde no país. No Brasil, os camilianos atuam nas dimensões: Assistência à Saúde (hospitais); Educação à Saúde (centros universitários); Assistência Social (equipamentos sociais); Religiosa (pastoral da saúde, capelanias, paróquias e seminários), e Missionária. O Governo Geral da Ordem dos Ministros dos Enfermos (camilianos), está sediada em Roma e presente em 35 países nos cinco continentes.