1 de jul. de 2012

Coração de São Camilo em Cachoeiro


O CORAÇÃO DE SÃO CAMILO DE LELIS VEM PELA 1ª VEZ AO BRASIL

No mês de Julho a relíquia insigne percorrerá diversas localidades do país

Por ocasião das comemorações dos 90 anos (1922-2012) da chegada dos primeiros missionários camilianos (padres Inocente Radrizzani e Eugênio Dalla Giacoma) no país, a Província Camiliana Brasileira, com permissão do Governo Geral da Ordem Camiliana, trará a Relíquia do Coração de São Camilo de Lellis que percorrerá, no mês de julho, diversas localidades do Brasil onde os camilianos atuam nas áreas hospitalar, educacional, assistência social e religiosa.

A relíquia insigne chegará ao Brasil no dia 1º de julho e passará pelas cidades de Brasília/DF, Macapá/AP, Fortaleza/CE, São Paulo (além da Capital percorrerá os municípios de Cachoeiro Paulista, Aparecida, Osasco, Santos e Jundiaí), Rio de Janeiro/RJ, Monte Santo/MG, Iomerê/SC, Pinhais/PR, Cachoeiro de Itapemirim/ES (30-31 de julho e 01-02 de agosto).

No dia 12 de julho, será realizada uma Adoração na Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista/SP. A visita da relíquia do coração de São Camilo será transmitida pela TV, Rádio e Site da Canção Nova a partir das 9h.


No dia 14 de julho, Dia de São Camilo Lellis, será realizada uma Missa no Santuário Nacional de Aparecida, às 9h, com transmissão ao vivo pela TV Aparecida para todo Brasil. A celebração será presidida por S. Eminência Cardeal Dom Raimundo Damasceno de Assis – Presidente da CNBB e Arcebispo da Arquidiocese de Aparecida.

Ainda no Estado de São Paulo, o Coração de São Camilo passará pela Congregação Irmãs Filhas de São Camilo no dia 13 julho; na Diocese de Osasco – Paróquia Nossa Senhora de Nazaré no dia 15; na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia no período de 16 a 19 a julho e depois irá para cidade de Santos no dia 20 de julho.
O coração de São Camilo está hoje conservado numa urna de vidro, dentro de um relicário dourado, no quarto onde ele morreu. O local foi transformado em uma Capela (1755), na sede do Governo Geral da Ordem Camiliana, junto à Igreja Santa Maria Madalena, na região central de Roma, a aproximadamente 100 metros do Panteon, onde é visitado por milhares de devotos.

Em situações e datas especiais, o Conselho Geral da Ordem Camiliana autoriza a saída da Relíquia do Coração de São Camilo de Roma. Uma das ocasiões ocorreu em comemoração dos 300 anos da Fundação Camiliana em Lima (Peru) no ano de 2009. Mais recentemente, a relíquia foi levada também para Irlanda e Polônia, onde milhares de fiéis acorreram para reverenciá-la e orar pelos doentes.

“Para os camilianos, este ano de 2012 é muito especial, com diversas comemorações e a vinda da preciosa relíquia do coração do nosso padroeiro ao Brasil. Animados pelo dom da vocação camiliana, somemos força e partilhemos nossas esperanças, para, juntos, rejuvenescer e revitalizar nossa Província, comprometida com a missão evangelizadora no mundo da saúde. Que São Camilo interceda por nós e que sejamos discípulos missionários, promotores de vida e saúde e que ‘a saúde se difunda sobre a Terra’ (Eclo 38,08)”(Pe. Léo Pessini, Provincial camiliano).