21 de mar. de 2011

Encontro do Projeto Anjo - Regional II - 19/03/11

No último sábado, 19, na Paróquia Nosso Senhor dos Passos, Cachoeiro de Itapemirim, aconteceu a reunião do Projeto Anjo.

Segundo Pe. Pedro Félix Bassini, Coordenador do Regional II, o objetivo da Reunião é a continuação do Projeto Anjo, sendo a quinta reunião envolvendo todos os conselhos paroquiais de pastoral, para estudar e implantar o projeto.

Além de discutir temas como dinamizar a Pastoral da Ecologia, por exemplo, foi realizado um importante trabalho de grupo, acerca das questões: Quais as necessidades básicas das comunidades; ações práticas para assumir concretamente a Campanha da Fraternidade 2011 e o lugar dado, nas paróquias, a organismos como Alcoólicos Anônimos (AA), Al-Anon, grupo de apoio a familiares e amigos de alcoólicos, e o grupo Esperança Viva, que cuida de dependentes químicos.

Ainda na reunião o EACAM, Equipe para Acompanhamento a Câmara Municipal, salientou que o grupo vem se reunindo de acordo com o calendário proposto. A próxima reunião será no dia 28 de março na Rádio Diocesana, às 19h30.

Já o Conselho de Combate as Drogas, que visa ações concretas para auxiliar no combate a este grave problema social, tem previsão para formação da Equipe do Conselho no mês de abril.

O Projeto AnjoLançado em 2010, pelos padres do Regional II da diocese de Cachoeiro, que compreende as Paróquias de Cachoeiro, Atílio Vivácqua e Itaóca, o Projeto Anjo é uma proposta abrangente que visa contemplar as diversas realidades de uma cidade com mais de duzentos mil habitantes. O projeto se sustenta em quatro pilares principais; Celebração, Missão, Organização e Transformação.

Segundo Pe. Pedro Bassini o projeto vem atendendo às expectativas. A cada reunião realizada é feita uma nova avaliação.

"Os frutos colhidos pelo Projeto já são muitos, sobretudo na dinamização das celebrações (liturgia), no relacionamento dentro da comunidade e entre as comunidades, na consciência da territorialidade da comunidade, na responsabilidade missionária de toda a comunidade e no maior empenho nos círculos bíblicos, com aumento considerável do número. O projeto está favorecendo a Pastoral de conjunto em sua organicidade", finalizou Pe. Pedro.










Fonte: Departamento de Comunicação
Fotos: cedidas pelo Secretariado de Pastoral