14 de jul. de 2013

3º Dia do Tríduo da Festa de São Camilo













3º dia do Tríduo de São Camilo recordamos a Idade Adulta de São Camilo. A Celebração contou com a participação da Pastoral da Saúde

No Jubileu do Ano Santo de Roma, em 1574, Camilo apresentou-se no Hospital São Giácomo para prestar algum serviço aos doentes. A assistência aos enfermos exigia muita abnegação dos enfermeiros que nem sempre tinham paciência nem caridade. Ali Camilo pouco tratava a chaga do pé, era o anjo da caridade, dedicou-se inteiramente ao cuidado dos enfermos.

 

A idéia de voltar para o convento nunca lhe saía da cabeça. Apresentou-se ao Superior dos Capuchinhos e foi enviado como postulante para o convento. Viveu santamente os dias de postulado e os meses de noviciado. Mas, com poucos meses de noviciado a chaga do pé se abre de novo. Foi obrigado a abandonar o convento e voltar para o hospital.

 

Então Camilo compreendeu melhor a vontade de Deus: “Já que Deus não me quis naquele estado de penitência dos Capuchinhos, onde tanto desejei viver e morrer, é sinal de que me quer aqui no serviço destes pobres enfermos”. Levava ali vida de penitência e muita oração.

 

Seu exemplo arrastava os outros à prática da caridade e a assistência aos enfermos. Dizia sempre: “Meus irmãos, pensai bem, os enfermos são as pupilas e o coração de Deus, e o que fizerdes a estes pobrezinhos é feito ao próprio Deus”.

 

No dia 15 de agosto de 1582, festa da Assunção de Nossa Senhora, Camilo teve uma inspiração vinda do céu: “não se poderia instituir uma companhia de homens piedosos, que aceitassem generosamente a missão de socorrer aos pobres enfermos, sem preocupação de recompensa, e que o fizesse com ternura de mãe? E esta companhia não poderia ter como distintivo, uma cruz vermelha? Este pensamento não o deixava, passava noites de joelho em longas vigílias e orações para conhecer melhor a vontade de Deus.

 
São Camilo foi ordenado sacerdote em 1584, em 1591 a Congregação dos Ministros dos Enfermos é elevada à categoria de Órdem pelo Papa Gregório. A Ordem se expande por toda a Itália e hoje os Camilianos, como são chamados, estão presentes em 35 países atuando no mundo da saúde